TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design de Código Desenhando seu código para excelência.

Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos apaixonados por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos.

Saber pensar sobre o design do código faz a diferença entre ser restrito a uma linguagem ou framework e ser um desenvolvedor de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa. Aprender uma sintaxe nova é fácil, o que tem valor mesmo para nossas carreiras é saber escolher o caminho certo para resolver cada tipo de problema.

Tópicos a serem cobertos, escolhidos por seu impacto em Design de Código:

- Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc

- Domain Driven Design

- Test Driven Design

- Event Sourcing

- Reactive Programming

- Linguagens estáticas vs dinâmicas

- Design patterns

- Técnicas de refactorings e redesigns

- Técnicas para escrita de código seguro


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Code Smell e Métricas para Qualidade de Código
Alessandra Monteiro Martins
Design, Boas Praticas, Patterns de Desenvolvimento, XP, são tantas siglas, buzzy word, mas como de fato manter um bom código? O que de fato importa na hora de avaliar a qualidade de um código? Que métricas? Como métricas podem ajudar a melhorar não apenas a qualidade, mas os padrões de escrita, promovendo assim aplicações mais bem desenvolvidas, estruturadas e de fácil manutenção.
Codificando funcionalidade e produtividade sem medo
Lorena Dutra
Primordialmente, um código bem escrito é um diferencial em qualquer projeto, nesse sentido, um bom desenvolvedor deve se preocupar em entregar valor e qualidade aos seus projetos, independente da linguagem, padrão ou frameworks utilizados. Saber seguir o caminho certo para a resolução de diferentes problemas é fundamental para o desenvolvimento de um projeto, o que traz valor para a carreira, tornando-se um diferencial. Isso é possível a partir de técnicas essenciais, as quais discutiremos nesta conversa, que tem como objetivo mostrar como podemos entregar produtos com qualidade, por meio da comunicação eficiente entre os desenvolvedores, utilizando um código simples, limpo e funcional.
11:10 às 12:00 Escrevendo código para pessoas além de máquinas
Edlaine Zamora / Erika Silva
Escrever um código que uma máquina entenda é fácil, qualquer um pode escrever. O desafio está em escrever um código que possa ser entendido e alterado facilmente por uma pessoa. Você já começou a ler um um trecho de código e tudo o que pensou foi "o que isso está fazendo? Como vou alterar isso aqui?". Nesta palestra, vamos apresentar uma série de dicas para que você possa escrever um código bom, que seja entendível por pessoas além de máquinas.
Fazendo as pazes com projetos legados
Matheus Hernandes
Todo mundo já tocou em um projeto legado. Se isso não aconteceu com você, sinto muito, um dia vai acontecer e é melhor que esteja preparado. Styleguides, TDD, CI, CD, políticas de código e mais - tudo isso é possível. Seu projeto tem salvação, não desista ainda! Bora ver como tirar esse trem da lama juntos!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Inclusão a partir da codificação
Alexandre Santos Costa

Uma boa base de código não é apenas questÃo de qualidade e garantia de evoluçÃo de seu produo. Técnicas de Clean Code permite que pessoas de diferentes backgrounds se beneficiem de diferentes formas. Trago nesta palestra o que má práticas implicam na inclusão de pessoas com deficiencia

14:10 às 15:00 Documento de Arquitetura simples e efetivo? Conheça modelo C4
Thaiane Braga / Luine Gallois
Diagramas de arquitetura são úteis na projeção e desenvolvimento de um sistema, além de ser uma documentação com grande potencial para exemplificar como grandes aplicações, sistemas complexos e legados estão implementados. O desafio é construir de forma simples uma arquitetura que é evolutiva e deve ser legível para diferentes visões de papéis da equipe e envolvidos (stakeholders). Uma proposta para essa documentação é o diagrama de arquitetura em camadas conhecido como Modelo C4: Contexto, Container, Componente e Código.
Fun with Monads
Marcelo Piva
Já se deparou com Monads e ficou sem entender nada? Você não está sozinho… Monads são um conceito incrível que podem mudar a forma como você programa e enxerga um software. Nessa palestra, vou explicar Monads de uma forma simples e fácil, de forma que você consiga usá-las para melhorar o seu codebase.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Functional Domain Driven Design
Guilherme Pohlmann Da Rosa / Fabrício Rissetto
Um dos pensamentos que domina a mente de muitas pessoas quando se fala de programação funcional é acreditar que o paradigma é excludente às práticas de orientação à objetos que já conhecemos. Quando, na verdade, a união dos dois pode nos trazer ainda mais vantagens. Nessa apresentação queremos desmistificar esse pensamento e mostrar que sim, é possível utilizar as duas práticas em conjunto para construir aplicações de alta qualidade. Descubra como trouxemos para dentro do DDD, design conhecido por ser extremamente orientado à objetos, elementos funcionais como Monads, Imutabilidade e Higher Order Functions, construindo um dominio 100% puro.
16:40 às 17:30 Modularizar para crescer
Luiz Henrique dos Anjos
Existem várias formas de organizar a arquitetura de uma aplicação front-end. Quando se trata de um sistema com muitas funcionalidades, a divisão em módulos pode ajudar a conseguir uma evolução sustentável. Nessa apresentação, irei mostrar como esse estilo arquitetural pode ser aplicado.
Aplicações supimpas usando REST
Odinei Ribeiro
Nessa apresentação irei abordar sobre como usar REST melhorou, e muito, a minha vida como desenvolvedor de software. Vou dar definições do que é REST, como aplicar no nosso software e mostrar as vantagens de usar uma arquitetura RESTful! Embora REST pareça algo vindo de uma sopa de letrinhas e a palavra "arquitetura" assusta até este que vos fala, essa apresentação será feita de forma que qualquer pessoa desenvolvedora, independente do nível de experiência consiga acompanhar e tirar bons proveitos! Afinal, já que nós padronizamos nossas aplicações para que possamos deixá-las mais acessível para outras pessoas, por que não fazer isso com as nossas palestras?
17:40 às 18:30 Paradigmas de Programação: Uma Visão Geral sobre Orientação a Objetos e Programação Funcional
Marcel Gonçalves dos Santos
Sabe-se que não existe solução única para todos os problemas em tecnologia. O mesmo acontece para linguagens de programação! As linguagens de programação possuem diferentes propósitos e características. Entendê-las bem permite conhecer melhor os seus limites e se são adequadas para a solução de determinados problemas. Nesta apresentação falarei sobre paradigmas de programação (definições e exemplos), orientação a objetos (pilares da OO, princípios e práticas), programação funcional (funções de primeira classe, de alta ordem e puras, estado, imutabilidade, currying, aplicação parcial e composição de funções), as diferenças entre os paradigmas, os prós e contras ao utilizá-los e inúmeros exemplos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas apaixonadas por código


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Edlaine Zamora
Edlaine Zamora
ThoughtWorks
Erika Silva
Erika Silva
Thoughtworks
Matheus Hernandes
Matheus Hernandes
BackEndBrasil
Odinei Ribeiro
Odinei Ribeiro
@plataformatec
Thaiane Braga
Thaiane Braga
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online